Formiga do Inferno: fóssil da formiga mais antiga do mundo é encontrado no Brasil
Espécie pré-histórica viveu entre os dinossauros há 113 milhões de anos, segundo pesquisa
Publicado: 26/04/2025, 16:51

Um fóssil quase esquecido, descoberto em uma coleção de museu no Brasil, revelou o mais antigo exemplar de formiga conhecido pela ciência, segundo uma nova pesquisa.
A formiga pré-histórica viveu entre os dinossauros há 113 milhões de anos — vários milênios antes das espécies encontradas anteriormente — e tinha uma forma incomum de matar suas presas.
Anderson Lepeco, pesquisador do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, disse que encontrou o espécime “extraordinário” em setembro de 2024, enquanto examinava uma coleção de fósseis armazenada no próprio museu.
O museu possui uma das maiores coleções de insetos fossilizados do mundo e abriga espécimes oriundos da Formação Crato, no nordeste do Brasil — um depósito geológico famoso por sua preservação excepcional de fósseis.
Preservado em calcário, o inseto extinto recém-descrito é o que se conhece como uma “formiga do inferno”, membro de uma subfamília chamada Haidomyrmecinae, que viveu durante o período Cretáceo, entre 66 milhões e 45 milhões de anos atrás, e não está relacionado a nenhum vivo atualmente, segundo um estudo publicado nesta semana na revista Current Biology.
Confira a matéria completa em CNN Brasil